quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Grandes treinadores que fizeram História no Galo



Floriano Peixoto Correia, um nome que, nas primeiras décadas do século XX fez nome e história no futebol brasileiro. O primeiro grande treinador do Galo, um dos primeiros estrategistas do futebol brasileiro. Floriano era chamado pelos jornalistas de Marechal das Vitórias e foi campeão dos campeões em 1937.
O uruguaio Ricardo Diéz viveu dias de muitas glórias. Foi contratado pela primeira vez em 1950, e comandou a equipe na excursão à Europa, quando o Galo voltou consagrado como campeão do Gelo. Outro feito inesquecível no clube alvinegro foi a conquista do tricampeonato mineiro de 1952-1953-1954. Ele dirigiu o time na decisão de 1954, já no ano seguinte. O Atlético Mineiro havia sido bicampeão por seis vezes, mas sempre perdia a chance de conquistar o terceiro estadual consecutivo. Na sequência, Ricardo Diéz completou o penta, com os títulos de 1955 e 1956, quando iniciou a campanha, mas deixou o clube antes do fim.



O Atlético Mineiro apostou na década de 1970 em Telê Santana. No Galo, Telê se tornou Mestre, Com os atletas que encontrou, escalou o time para o Campeonato Mineiro de 1970. Foi uma campanha espetacular. O Galo venceu nove dos dez jogos do primeiro turno, quando chegou o grande teste, o clássico contra o Cruzeiro. O Galo começou perdendo, mas com dois gols de Dario. O Título de 1970 foi conquistado com 2 rodadas de antecipação. Na vitória sobre o Tupi no Mineirão. No último jogo contra o rival o empate de 1x1 foi só para alegrar a MASSA. Em 1971, Telê foi chamado de Mestre pela primeira vez. Com uma equipe modesta, conquistou o Primeiro Campeonato Nacional sendo a equipe mais positiva.


Levir Culpi também é reverenciados pelos torcedores pois conquistaram os últimos títulos do clube ou conseguiram contornar situações críticas nos últimos anos. Em 2006, levou o Atlético Mineiro de forma brilhante de volta à elite do futebol brasileiro. Tendo assumido o comando do time no meio do campeonato, com o time na incomoda 14ª posição, Levir formou uma grande equipe e contando com os gols de Marinho e com as boas atuações de atletas formados no clube, como Lima, Diego e Rafael Miranda, levou o time ao título. Mantendo essa base, foi Campeão Mineiro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário