quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Porque não Bi Campeão Brasileiro?





Mario de Castro um dos craque do título de 1937

Ontem a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) resolveu unificar os títulos brasileiros, considerando os títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, com isso times como Palmeiras, Santos, Bahia, Cruzeiro, e Fluminense.

Já que a CBF resolveu considerar os títulos a partir de 1959, porque não considerar o título alvinegro de 1937, já que esse campeonato foi o primeiro campeonato foi a primeira competição nacional oficial, e este torneio é considerado semelhante a Taça Brasil, e ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa o campeonato foi organizado pela FBF (Federação Brasileira de Futebol). O Galo conquistou o título jogando contra os campeões dos Estados de São Paulo (Portuguesa), Rio de Janeiro (Fluminense) e Espírito Santo (Rio Branco), sendo que todos esses times foram campeões estaduais em 1936.

O campeonato tinha uma fase preliminar em que disputavam um representante do Rio (o Aliança F.C.), o campeão da liga de sports da Marina e campeão do Estado do Espírito Santo (o Rio Branco). Primeiro se enfrentaram o Aliança e a Liga de Sports da Marinha, jogo este que foi vencido pela Marinha, e o vencedor desse jogo enfrentou o Rio Branco, que ganhou o jogo e se classificou para a próxima fase que incluía o Atlético, a Portuguesa e o Fluminense.
Esta fase era dispultada no sistema de pontos corridos, em que cada vitória valia 2 pontos.

O Atlético estreou no campeonato sendo goleado pelo Fluminense por 6 x 0, empatou com o Rio Branco por 1 x 1, depois desse início ruim o Galo reagiu e venceu a Portuguesa por 5 x0, o Fluminense por 4 x 1, o Rio Branco por 5 x 1 e a Portuguesa por 5 x 2 se tornando campeão da copa dos campeões de 1937.

Já que a CBF resolveu considerar os títulos ganhos de 1959 à 1970, porque não considerar o Título alvinegro que ganhou um campeonato organizado pela FBF (atual CBF). O nosso presidente Alexandre Kalil devia aproveitar para reivindicar este título. Mas agora nos resta saber se a CBF vai ter o mesmo critério com o Galo, já que não temos Pelé nos ajudando nessa batalha.


Por que não a segunda estrela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário