quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

REI, REINALDO

REINALDO

Reinaldo, o José Reinaldo de Lima, 44 anos, o maior artilheiro da história do Atlético Mineiro (fez 288 gols com a camisa do Galo) trabalha como colunista do jornal "O Tempo", de Belo Horizonte, e fundou o Belo Horizonte Futebol Cultura, em parceria com uma universidade da capital mineira. Reinaldo encerrou a carreira, aos 28 anos, após sofrer cinco cirurgias no joelho. O centroavante também atuou no Palmeiras, Cruzeiro e na Holanda, em clubes de pouca expressão, porém não conseguiu repetir o sucesso que obteve no Galo. Reinaldo também teve momentos difíceis quando entrou em depressão e se envolveu com drogas, mas, felizmente, conseguiu dar a volta por cima.

Confira abaixo tudo sobre Reinaldo:

Títulos:Campeão Mineiro (1976, 78,79, 80, 81, 82, 83 e 85)
Outros clubes:Palmeiras, Rio Negro-AM, Cruzeiro, Telstar (Holanda)
Jogos e gols pela Seleção:14 gols em 37 jogos (foi reserva de Roberto Dinamite na Copa da Argentina de 1978)
Recorde:Marcou 28 gols no Brasileirão de 1977, recorde quebrado somente em 97 por Edmundo
Local e data de nascimento:Nasceu em Ponte Nova (MG), em 11 de Janeiro de 1957
Peso e Altura: 1,72m e 71 Kg
Técnicos que dirigiram Reinaldo:Antonio Lacerda, Barbatana, Carlos Alberto Silva, Mussula, Paulinho de Almeida, Paulo Benigno, Pepe, Procópio Cardoso, Rubens Minelli, Sinval Martins, Telê Santana, Vicente Lage
Jogos pelo Galo:478
Expulsões:17
Estréia e aposentadoria no Galo:28/01/1973 - 11/08/1985
Anos em que defendeu o Atlético-MG:1975-1985
Carreira política:Eleito Deputado Estadual em 1990
Frase que mais ouviu:"Rei, rei, rei, Reinaldo é o nosso Rei!", uma reverência da torcida do Galo.

Em 2005, o ex-deputado Reinaldo tornou-se vereador em Belo Horizonte, mas seu grande projeto de vida é tornar-se presidente do Clube Atlético Mineiro, sua paixão. Ele jamais irá se conformar som o lamentável rebaixamento do Galo para a segunda divisão ocorrido no Brasileirão de 2005.




Este é o Atlético Mineiro campeão estadual invicto de 1976. Na primeira fila, em pé, estão da direita para a esquerda Paulo Benigno, Barbatana, Vantuir, João Leite, Modesto, Ortiz, Gregório (massagista) e Waltinho (massagista); na fila do meio estão Silvestre, Ângelo, Danilo, Marcio, Flávio, Toninho Cerezo, Dionísio e Getúlio; sentados na primeira fila estão Reinaldo, Marinho, Alfredo, Wallace, Marcelo, Paulo Izidoro, Heleno e Marcinho

Da esquerda para a direita, nos anos 70, antes de amistoso entre seleção brasileira e Coritiba: Aladim, Hermes, Reinaldo (atrás) e Rivellino.

Em pé: João Leite, Orlando, Osmar Guarnelli, Luizinho, Cerezo e Jorge Valença. Agachados: Pedrinho, Geraldo, Palhinha, Reinaldo e Éder Aleixo.

Em pé: João Leite, Nelinho, Osmar Guarnelli, Luizinho, Cerezo e Jorge Valença. Agachados: Catatau, Heleno, Reinaldo, Renato Queiroz e Éder Aleixo.

O Galo viveu uma época gloriosa entre o final da década de 1970 e o início da seguinte. Com um elenco recheado de craques, levantou o hexacampeonato mineiro entre 1978 e 1983. Esta foto mostra o time que conquistou o título de 1982. Foi tirada no dia 05 de dezembro, antes do clássico contra o Cruzeiro que decidiu a competição. O alvinegro venceu por 2 a 1 de virada diante de mais de 108 mil pessoas. Tostão abriu o placar para o Cruzeiro e Renato e Reinaldo marcaram para o Galo. Em pé estão João Leite, Nelinho, Osmar, Luisinho, Toninho Cerezo e Jorge Valença; agachados estão Catatau, Heleno, Reinaldo, Renato e Éder. A campanha até a taça teve 36 jogos. O Atlético contabilizou 23 vitórias, cinco empates e oito derrotas. Marcou 55 gols e sofreu 24

Reinaldo com uma camisa retrô, lançada pelo clube em 2008. Foto: Site do Atlético-MG


Veja o time dos melhores “dentes de leite” de 1972, escolhidos depois de um torneio de seleções estaduais, ocorrido em Brasília. Ou seja, eles eram os melhores garotos entre as promessas do futebol naquele ano. Alguns vingaram, outros não. Em pé, vemos: Moisés (irmão de Zé Maria, ex-Corinthians), Rogério, Carlos, Décio, Nobre e Nenê. Agachados: Júnior Brasília, Dufrayer, Reinaldo, Portinho e Gilson Gênio. A foto, que nos foi enviada por Walter Roberto Peres, é da revista Placar.

Que bela essa seleção de 81/82 em Londres! À esquerda, em pé, vemos Júnior (com a máquina na mão). Cerezo é o primeiro sentado, seguido pelo goleiro Paulo Sérgio, Edinho, Reinaldo, Luisinho e Zé Sérgio. A foto foi enviada por Ricardo Monteiro, nosso internauta de Belo Horizonte.


Leia abaixo texto escrito por Milton Neves para à revista Placar, em dezembro de 2004.

Clique na imagem para ampliar:



Em 2009, Reinaldo em foto enviada pelo leitor Manoel de Mello Júnior
 
Fonte: Blog do Milton Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário