sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Reforços e dispensas: as intenções do Atlético-MG na temporada 2012

Goleada na última rodada do Campeonato Brasileiro coloca em dúvida a qualidade do elenco alvinegro para a disputa dos torneios do próximo ano

Por Marco Antônio Astoni
Belo Horizonte
Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG no treino (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)Alexandre Kalil e Eduardo Maluf, no Atlético-MG
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)


A reação do Atlético-MG, no segundo turno do Campeonato Brasileiro, deu novo alento ao clube. Após um primeiro turno terrível, quando fez apenas 15 pontos, o time adotou uma nova postura e dobrou a pontuação, livrando-se da zona de rebaixamento para a Série B.
O bom futebol apresentado em algumas partidas fez com que a permanência do técnico Cuca fosse anunciada pela diretoria e que alguns jogadores do elenco se valorizassem bastante. Tudo isso até a última rodada do Brasileirão, na vexatória goleada de 6 a 1 sofrida para o rival Cruzeiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, que colocou quase tudo a perder.
O presidente Alexandre Kalil fez declarações que não agradaram o técnico Cuca, ao questionar quais teriam sido os motivos da péssima atuação do time no clássico mineiro. Com isso, ainda não se sabe ao certo se o treinador ficará no Atlético-MG em 2012. Contratações são esperadas em várias posições, e a lista de dispensas deve ser extensa.
Dispensas
Alguns jogadores estão fora do Galo. O clube não renovou com o lateral-esquerdo Leandro, o volante Gilberto e o atacante Magno Alves, que tiveram os contratos vencidos. O goleiro Fábio Costa, que não foi aproveitado em 2011, está na mesma situação e também já deixou o clube. O zagueiro Luiz Eduardo, pouco utilizado e cujo contrato também se encerrará no fim de dezembro, ainda tem sua vida indefinida.
Outros atletas do elenco também poderão sair, mesmo que o clube não confirme oficialmente. Nesta lista estão os meias Mancini, Dudu Cearense e Daniel Carvalho e os atacantes Wesley e Jônatas Obina
Goleiros
renan ribeiro atlético-mg treino (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)Renan Ribeiro deve ter uma sombra no 2012
(Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)
Um grande nome deverá chegar para ser o titular. Mesmo em alta após os últimos jogos, Renan Ribeiro ainda não inspira confiança total na comissão técnica e na diretoria. Os nomes de Felipe, do Flamengo, e de Marcelo Lomba, do Bahia, são comentados na Cidade do Galo.
Laterais
As laterais foram a grande dor de cabeça do Atlético-MG em 2011. Patric e Rafael Cruz fracassaram tanto que o volante Serginho foi adaptado na lateral direita em várias oportunidades. A chegada de Carlos César amenizou um pouco o problema. Marcos Rocha, que passou a temporada no América-MG, voltará ao clube e é mais uma opção.
Pela esquerda, situação semelhante, já que Leandro, Eron e Guilherme Santos não se firmaram, e outro volante, Richarlyson, terminou o ano na função, no lugar de Triguinho, que perdeu a posição.
Zagueiros
É a posição onde o Atlético-MG está mais bem servido. Réver e Leonardo Silva são titulares absolutos e incontestáveis, apesar do desempenho pífio no último clássico.
Volantes
O Galo pretende renovar o empréstimo de Pierre com o Palmeiras. O volante chegou e tomou conta da posição, ao lado do excelente Fillipe Soutto, que chamou a atenção pela regularidade e eficiência nos desarmes e nos passes.
Meias
Com a iminente saída de Daniel Carvalho, Mancini e Dudu Cearense, o clube buscará alternativas para a posição. O jovem Bernard, grande revelação em 2011, é a melhor opção do clube.
Atacantes
Com a não renovação do contrato de Magno Alves, as possíveis saídas de Jônatas Obina e Marquinhos Cambalhota e a má condição física de Neto Berola, o Atlético-MG precisará de reforços para a posição. Para o ataque, o Galo conta também com André e Guilherme.
O grande nome pedido pela torcida é o de Diego Tardelli, que já falou inúmeras vezes sobre seu interesse em retornar ao clube. O problema é o alto investimento que teria de ser feito pelo Galo, já que o Anzhi, time russo detentor dos direitos federativos do jogador, quer uma compensação financeira para liberar o atacante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário