quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Independência não obedece critérios de conforto recomendados pela Fifa

Estádio, que deverá ser reinaugurado no mês de março, tem 24% de 

seus assentos sem a visão completa do gramado, como exige a entidade

Por Lucas Catta PrêtaBelo Horizonte
Prometido como um estádio de padrão internacional, o Independência, a pouco mais de um mês da reinauguração, não obedece a uma série de critérios e recomendações da Fifa. A entidade máxima do futebol, em um guia intitulado “Estádios de Futebol – Recomendações e requisitos técnicos”, cuja última edição foi publicada em 2011, alerta para uma série de detalhes, desde a pré-construção, passando pela área de jogo, pela infraestrutura de imprensa, até chegar ao conforto do espectador. No caso do novo Independência, em obras desde janeiro de 2010, um grave problema veio à tona recentemente: a visibilidade, ou a falta dela. Em cerca de seis mil assentos, 24% da capacidade está comprometida, já que, após o término da reforma, o estádio abrigará até 25 mil pessoas.
No Independência, o problema de visibilidade se concentra principalmente no terceiro nível de arquibancadas, onde grades impedem a visão total do gramado. Aqueles que se sentarem na primeira fila do camarote terão à frente uma barra de ferro, um anteparo de segurança, de 1,1m de altura que prejudica a visão.

“De todos os assentos, deve haver vista completa do campo. (...) Um critério mínimo simplificado é que todos os espectadores no estádio devem ser capazes de ver sobre a cabeça do espectador sentado a duas fileiras à frente em linha reta”.
No guia da Fifa, a entidade é muito clara ao definir como deve ser a condição de visibilidade para o público.
Aquilo que a Fifa define como “critério simplificado”, como é possível ver nas fotos, não foi atendido no Independência, uma vez que os torcedores, para acompanhar as partidas, deverão ficar de pé, atrapalhando, consequentemente, aqueles imediatamente na fila de trás.
Mais um problema, segundo recomendação da Fifa.
“Todos os espectadores devem ficar sentados”.
Oposição reage
Nessa quarta-feira, o secretário da Secopa, Sergio Barroso, conduziu uma comissão de deputados mineiros, acompanhados pela imprensa, em uma visita ao Independência. O secretário, questionado sobre esses problemas, manteve a posição do governo, no sentido da reinauguração em março. Segundo ele, uma solução para esses assentos com visibilidade comprometida é a redução do preço dos ingressos, que pode variar entre 30 e 40%.
Independência visão segunda fileira. (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)Visão segunda fileira do terceiro andar do Independência. (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)
- Nós vamos reduzir o preço dos ingressos. É claro que os clubes vão ter que participar dessa discussão, mas eles já estão de acordo em abaixar o preço dos ingressos. Vamos avisar o torcedor, aquele que vai ficar na parte superior, que o ingresso é mais barato. Então, o torcedor vai estar 100% informado onde ele vai sentar, da forma que ele vai sentar e a visibilidade dele. Também estamos trabalhando alguma opção de melhorar a visibilidade dessa parte do Independência.

Semana polêmica
Esta é a segunda vez, somente nesta semana, que um assunto relacionado ao Independência gera polêmica. Na segunda-feira, veio ao conhecimento do público um contrato da empresa que ganhou a concessão para administrar o estádio com o Atlético-MG, que, juntos, por um período de dez anos, deverão explorar o estádio comercialmente. A Secopa informou que já encaminhou o contrato à Advocacia-Geral do Estado, que deverá se posicionar nos próximos dias sobre a legalidade do termo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário