quarta-feira, 30 de maio de 2012

Feliz, Danilinho deixa críticas de lado e sonha com títulos no Atlético-MG


Jogador tem sido alvo de insatisfações da torcida, mas vislumbra conquistas com o time atleticano

Por Ana Paula MoreiraBelo Horizonte

O baixinho Danilinho foi o destaque da vitória do Atlético-MG sobre o Corinthians no último domingo. O atacante marcou o único gol do jogo, de cabeça, no meio da alta defesa do Timão . O jogador, que vem sendo bastante criticado pela torcida, ficou muito feliz com o primeiro gol no Campeonato Brasileiro.

- Feliz né? Graças a Deus consegui fazer esse gol. O mais importante é que a equipe vem demonstrando qualidade, vem crescendo. Ganhar três pontos do Corinthians é muito importante. E com certeza vai me dar mais confiança. Independentemente de críticas ou não, eu vou tentar trabalhar, vou tentar buscar o meu objetivo no Atlético-MG, que é sempre estar bem, sempre ajudar o Atlético-MG a conseguir as vitórias. E estou muito feliz pelo gol.

Desde a goleada sofrida no último jogo do Brasileiro do ano passado, os jogadores do Atlético-MG são muito cobrados dentro de campo. Todo jogo a torcida vaia e pede raça do time todo. A primeira vez em que a tradicional música não foi cantada, foi justamente contra o Corinthians. Danilinho acredita que o Galo está demonstrando muita disposição nas últimas partidas.

- Com certeza. Nós sabíamos que íamos enfrentar uma equipe muito boa. Mas como o Cuca disse, há cinco meses a torcida grita: “Eu quero raça, do time todo”. E dessa vez não gritou. O time está demonstrando essa raça. Demonstrou contra o América-MG na final do Mineiro, contra a Ponte Preta e agora contra o Corinthians. Se a torcida nos apoia do começo ao fim como ela vem fazendo, com certeza o Atlético-MG sempre vai buscar os objetivos que são as vitórias.
Danilinho, atacante do Atlético-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)

Danilinho está feliz com sua atuação no Atlético-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)


onstante alvo de críticas, Danilinho admite que fica chateado com as cobranças dos torcedores e de parte da imprensa. O jogador explica que nem sempre a torcida entende que a postura tática que ele deve ter dentro de campo.

- Às vezes eu fico meio chateado, porque o torcedor nem sempre sabe aquela função que você está fazendo dentro de campo. Às vezes, eu tenho jogado de segundo volante, ajudando o Pierre na marcação. Mas eu estou trabalhando. As críticas, às vezes, vem para me fortalecer. O jogador que vive de críticas é porque o torcedor sabe que ele pode render mais, pode esperar mais.

Outra função

Danilinho tem ajudado muito na marcação, fazendo a cobertura pela direita dos avanços do lateral Marcos Rocha e do volante Pierre. O atacante revela que conversou com o técnico Cuca sobre a forma como gostaria de atuar no Atlético-MG.

- Eu me sinto à vontade sim. Quando eu cheguei, o Cuca conversou comigo e me perguntou em qual posição eu queria jogar, como eu estava jogando lá no México. Eu disse que estava jogando por esse lado, caindo pelas pontas. E ele me colocou assim. O mais importante é que eu estou tentando ajudar o Atlético-MG a alcançar as vitórias.
Danilinho chama a torcida após o segundo gol do Atlético-MG (Foto: Enerson Cleiton)Danilinho é mais um dos baixinhos do time do Galo
(Foto: Enerson Cleiton)


'Time de baixinhos'

O Atlético-MG vem surpreendendo os adversários com os ataques rápidos. Outro diferencial do elenco atleticano é a altura do time, ou a falta dela. Do meio para frente, vários jogadores podem ser chamados de baixinhos.

- É um time de baixinhos, mas que está com muita vontade e é muito rápido também. Tem eu, o Escudero, o Bernard, todos baixinhos e que correm muito. Tentamos aproveitar as saídas de bola do Giovanni com rapidez para pegar o adversário no contra-ataque e tentar fazer o gol. Fizemos assim contra o Corinthians e eu, um baixinho, pude aparecer no meio dos zagueiros para marcar de cabeça.

A velocidade é uma das armas do Atlético-MG. O time joga muito no contra-ataque e surpreendendo o adversário. Danilinho revela que a saída de bola é muito treinada pelo técnico Cuca.

- O Cuca pede isso sim. Ele treina as saídas de bola da defesa, e nós temos só dez segundos para chegar ao outro gol em condições de finalizar. Ele cobra isso da gente.

Futuro

O Galo vai ter um novo atacante na partida contra o Bahia, na próxima quarta-feira, no Independência. André foi expulso, e Jô terá uma chance no time titular. Danilinho conta que o novo jogador já está se adaptando ao esquema de Cuca.

- O Jô já fez três treinos com a gente. Ele é bom jogador, já demonstrou muita vontade nos treinamentos. Tenho certeza que ele vai nos ajudar bastante. Vamos fazer de tudo para que a bola chegue bem para ele lá na frente e ele possa fazer os gols.

Por fim, o jovem atacante, que foi campeão mineiro invicto com o Galo, afirma que quer mais. Danilinho espera ajudar o Atlético-MG a conquistar o título do Brasileirão.


- Eu quero conquistar títulos no Atlético-MG. Já fui campeão mineiro e agora quero trabalhar bastante para conquistar o Brasileiro e uma vaga na Libertadores. Tive oportunidades de disputar a Libertadores e não quis para defender o Atlético-MG. A torcida pode esperar muita vontade e empenho. Esse é o meu objetivo no Atlético-MG.