segunda-feira, 17 de setembro de 2012

‘Totalmente louco’ pelo Atlético-MG: conheça o apaixonado ‘Mister Galo’

Fanático torcedor manda mensagens de apoio aos jogadores alvinegros e pede para que Mano Menezes se esqueça do Galo nesta temporada

Por GloboEsporte BH


Reconhecidamente, a torcida do Atlético-MG é uma das mais fanáticas do futebol brasileiro. Com uma das melhores médias de público do Campeonato Brasileiro, mesmo no Independência, um estádio com capacidade para apenas 23 mil torcedores, a paixão dos torcedores pelo time é notável. No entanto, mesmo com tanto fanatismo, é muito difícil encontrar alguém como Ronaldo, o “Mister Galo”.

Mascarado Mister Galo exibe coleção de camisas do Atlético-MG (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)Mister Galo exibe coleção de camisas do Atlético-MG (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)


Ronaldo, de 43 anos, é um daqueles torcedores acostumados, desde cedo, a ver o time jogar. Por influência do pai, conhecido na torcida como “Capitão”, desde os sete anos, frequenta assiduamente os jogos do Atlético-MG, aonde quer que o Galo jogue. Em um ano, Ronaldo perde apenas cerca de cinco jogos. Sem contar com apoio financeiro do clube, Ronaldo paga do próprio bolso para seguir o time do coração.



- Viajo o país inteiro. Costumo ir de avião aos locais dos jogos, mas já passei por situações difíceis, como ter de enfrentar cinco horas em uma van, no trajeto entre Porto Alegre e Erechim, onde o Galo enfrentou o Grêmio e se livrou do rebaixamento, em 2004. Faço isso por ser apaixonado pela camisa, pelo escudo, pela torcida e por tudo desse time.
Ingresso do jogo de 1971, quando o Galo foi campeão brasileiro (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)Ingresso da final de 1971, contra o Botafogo
(Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)


O fanatismo de Ronaldo se reflete também no apartamento onde mora. A porta de entrada já é um indicativo de que ali vive um apaixonado. Uma série de adesivos referentes ao clube dá as boas-vindas aos visitantes e os preparam para a sala de estar, que é um lugar de dar inveja a qualquer fanático pelo Galo. Nas paredes, há diversos quadros, inclusive o xodó de Ronaldo, a foto da equipe consagrada como “campeã do gelo”, nos anos 1940, presente de um antigo conselheiro do Atlético-MG.


Nas estantes, a mascote do Atlético-MG é presença mais do que notável. Galos de todos os tipos se “empoleiram”, alguns, inclusive, vestidos com a tradicional camisa alvinegra. Nem mesmo o relógio de parede de Ronaldo escapa. A coleção continua espalhada por toda a casa. Na cozinha, desde copos pintados com o escudo até ímãs de geladeira. No banheiro, também há toalhas com a mascote e chinelos com o escudo do time. Uma vasta coleção de revistas, fitas-cassetes, fotos, ingressos, camisas e bebidas licenciadas pelo clube completam a coleção.


- Minha coleção começou com camisas. Compro todas que gosto. Algumas são bem antigas, datam de até 30 anos atrás. Era uma coleção mais extensa, mas perdi algumas. Tenho o chaveiro e o ingresso do título de 1971, que são meus xodós.


Surgimento do Mister Galo


Enlouquecido pelo Galo, Ronaldo decidiu fazer de seu fanatismo algo para chamar a atenção de todos. Em uma época em que o Mister M, um mágico mascarado que revelava os segredos da profissão, fazia sucesso no Fantástico, da TV Globo, o fanático torcedor atleticano decidiu adotar a máscara alvinegra utilizada pelo ilusionista. Após o aval da diretoria atleticana, Ronaldo passou a entrar em campo com o time, chamou a atenção de toda a mídia e caiu nas graças do torcedor.

Mister Galo exibe faixa (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)Mister Galo exibe faixa (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)


Sempre uniformizado, seja com a tradicional camisa alvinegra ou com o paletó personalizado do personagem que resolveu adotar, Ronaldo virou parte indispensável da torcida atleticana nos estádios.


O grande momento de Ronaldo, como Mister Galo, foi em 2004, quando, em Porto Alegre, o Atlético-MG conseguiu escapar de um rebaixamento que parecia certo. Acompanhado da imagem de São Judas Tadeu, Ronaldo se tornou a imagem da permanência do Galo na Primeira Divisão.


- Em 2004, o Atlético-MG estava seriamente ameaçado de rebaixamento e, na penúltima rodada do Brasileirão, foi até Erechim, onde enfrentou o Grêmio. O time venceu por 1 a 0 e, ao fim do jogo, a torcida toda veio para cima de mim, para tocar a imagem e agradecer pela vitória. Minha imagem com o santo, que se quebrou com o assédio, fechou diversos programas de TV. No jogo seguinte, no Mineirão, a torcida inteira cantou o meu nome. Foi muito emocionante.

Bronca em Mano Menezes
Mister Galo é devoto de São Judas Tadeu (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)Mister Galo é devoto de São Judas Tadeu
(Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)


Empolgado pelo excelente momento do Galo no atual Campeonato Brasileiro, o torcedor-símbolo fez um pedido especial ao elenco, que, para ele, é o melhor do Brasil. O Mister Galo também fez questão de enaltecer o valor da torcida e de demonstrar a confiança na conquista de títulos, após 41 anos.


- Espero que fiquem todos aqui para a Libertadores do ano que vem. Com o Mineirão reaberto, os jogadores poderão ver como a torcida alvinegra é na verdade. Sem dúvida, Flamengo e Corinthians são as maiores torcidas do país, mas, em minha opinião, não há comparação com o fanatismo da torcida atleticana. A torcida do Atlético-MG é tudo. Nossa torcida é a única que, mesmo com 41 anos sem títulos de expressão, continua sempre ao lado do time. Por nosso fanatismo, merecemos um título grande por ano. Acredito que, com a estrutura que foi montada, o Galo vai ser campeão do Brasileirão, da Libertadores e do Mundial. Isso não é sonhar alto!


Outro recado que Ronaldo fez questão de mandar foi ao técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. O torcedor não ficou nem um pouco satisfeito com a convocação de três jogadores do Galo para a partida entre Brasil e Argentina, em Goiânia, pelo Superclássico das Américas. O Mister Galo pediu para Mano se esqueça do Atlético-MG em 2012.


- Diferentemente de torcedores de outras equipes, torço pela Seleção Brasileira. No entanto, tenho um recado para o técnico Mano Menezes e peço, por favor, para que Bernard, Réver e Marcos Rocha não fiquem chateados com o Mister Galo: Mano, não tire jogadores do Atlético-MG neste ano de 2012. Esqueça o Atlético-MG! Está escrito que seremos campeões brasileiros de qualquer jeito, mas os jogadores vão para ficar apenas no banco, enquanto jogadores sem garra jogam. Então, deixem os jogadores aqui, pois estamos em via de sermos campeões.


Irreverente, Ronaldo não se esquece do Atlético-MG em nenhum momento de seu dia. Até mesmo nos pequenos gestos. Mister Galo, por exemplo, não diz “obrigado”.


- Deixo um abraço aos torcedores atleticanos em Belo Horizonte, no Brasil e, não no mundo, mas no Universo! Obrigalo, brincou o fanático.