domingo, 4 de novembro de 2012

Ainda com esperança, Atlético-MG visita o Coritiba, em ritmo de férias


Mineiros precisam dos três pontos para manter sonho do título vivo.
Empate praticamente garante o Coxa na Série A do Brasileirão em 2013


Por Fernando M. Y Miguel e Gabriel HamikoBelo Horizonte e Coritiba



Um duelo em que o visitante tem a obrigação da vitória. Isso só acontece pelo fato de o Atlético-MG estar na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro e o Coritiba não almejar praticamente mais nada na competição, já que tem chances apenas remotas de rebaixamento. O jogo no Couto Pereira, às 19h30m (de Brasília), é de extrema importância para os mineiros, que jogarão já sabendo do resultado do líder Fluminense, que enfrenta o São Paulo mais cedo.

A oito pontos do time carioca, o Galo precisa quebrar um tabu de cinco anos sem vencer o Coxa em terras paranaenses. A última vitória no Couto Pereira aconteceu no Brasileiro da Série B, quando o alvinegro fez 3 a 2. Já pela Série A o tabu é ainda maior, pois a vitória alvinegra ocorreu em 2004, por 1 a 0.

Atualmente, o Coritiba está em uma situação mais confortável no Campeonato Brasileiro, já que a chance de cair para a Série B é mínima. Voos mais altos como a vaga na Libertadores já não fazem mais parte dos planos. Mesmo assim, os jogadores prometem não facilitar e querem oferecer a mesma dificuldade que o Fluminense teve na última rodada.

O técnico Marquinhos Santos tem a oportunidade de escalar o mesmo time da rodada anterior pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, por isso trabalha o posicionamento e tática para segurar os craques do Galo.

A partida deste domingo será exibida para todo o país, menos o Paraná, pelo Sportv. O canal Premiere, pelo sistema Pay Per View exibe para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real e com vídeos exclusivos a partir das 19h.
header as escalações 2
Coritiba: a equipe coxa-branca não tem mistérios para a partida e o técnico Marquinhos Santos pode alterar somente o posicionamento alviverde. Sem desfalques, o time será o mesmo que foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 1. A escalação será formada por Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Escudero e Dênis; Willian, Gil, Lincoln, Everton Ribeiro e Rafinha; Deivid.

Atlético-MG: o técnico Cuca deverá colocar o time no esquema 4-4-2, com três volantes. O jovem Fillipe Soutto e Serginho vão compor o setor ao lado de Leandro Donizete. Portanto, o Galo vai com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Leandro Donizete, Serginho, Fillipe Soutto e Ronaldinho Gaúcho; Jô e Bernard.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Coritiba: Cleiton continua a recuperação da coxa esquerda por mais duas semanas. Demerson trata uma torção no joelho esquerdo. Emerson, Everton Costa, Keirrison, Jackson e Sergio Manoel só voltam a jogar em 2013.

Atlético-MG: o volante Pierre, com três cartões amarelos, está suspenso. Já o zagueiro Rafael Marques se recuperando de traumatismo craniano, ficou em Belo Horizonte e também não joga. O lateral Carlos César foi expulso diante do Flamengo mesmo no banco de reservas e está suspenso.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Coritiba: Gil, Luccas Claro, Rafinha e Sérgio Manoel.

Atlético-MG: Carlos Cesar, Jô, Leandro Donizete, Rafael Marques e Ronaldinho Gaúcho.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Wagner Reway (MT) apita a partida, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno (Fifa/RJ) e Marcelo Bertanha Barison (RS). Wagner Reway arbitrou nove jogos no Brasileirão, marcou 270 faltas (média de 30 por jogo), aplicou 40 amarelos (média de 4,4 por jogo), três vermelhos (média de 0,33 por jogo) e um pênalti (média de 0,11 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paranaenses na Série A deste ano: Coritiba 0 x 2 Fluminense (14ª rodada).

header fique de olho 2

Coritiba: o volante Willian será um dos responsáveis por marcar o meia Ronaldinho Gaúcho. O jogador é considerado um dos guerreiros na marcação do meio-campo e revezará na função com Gil - que sempre está um pouco mais livre para apoiar o ataque pela direita.

Atlético-MG: quando todos achavam que Bernard perderia o foco por conta das propostas de clubes do exterior por seu futebol, o jovem atacante alvinegro participou ativamente do empate com o Flamengo ao dar a assistência para Leonardo marcar. Agora, o jogador é a esperança dos contra-ataques atleticanos no Couto Pereira por conta da velocidade e da qualidade ofensiva demonstrada ao longo da competição.
header o que eles disseram

Marquinhos Santos, atacante do Coritiba: "Temos que jogar com o mesmo volume de jogo, a mesma entrega e disposição para junto da nossa torcida fazer o melhor possível. O Atlético-MG é uma equipe que tem qualidade, mas que também tem que se preocupar conosco. Eles não vão jogar para a frente só e vão precisar marcar".

Cuca, técnico do Atlético-MG: "“É muito complicado jogar contra o Coritiba. São sempre confrontos difíceis e eles têm um time bom. As dificuldades são grandes, mas nosso time também é bom e não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória”".
header números e curiosidades
- Se contar os duelos na primeira divisão, o Galo não vence o Coxa em Curitiba há oito anos. A última vitória aconteceu em 2004, por 1 a 0, pelo Brasileiro, gol do zagueiro Gaúcho.

- O Estádio Couto Pereira traz boas recordações ao técnico Cuca. Foi em 2009 que o treinador, então no comando do Fluminense, conseguiu o empate por 1 a 1, e manteve a equipe carioca na primeira divisão depois de chegar a ter 98% de chances de rebaixamento.

- Em 2006, quando o Galo conquistou a última vitória sobre o Coritiba no Paraná, o time mineiro matematicamente garantiu o acesso para a elite do futebol brasileiro após o triunfo.

header último confronto v2
No duelo do primeiro turno, o Galo levou a melhor, no dia 9 de agosto, no Independência. A equipe mineira venceu por 1 a 0, gol de Réver, após cobrança de escanteio de Ronaldinho Gaúcho. Na ocasião, a partida foi muito equilibrada e só a bola parada decidiu.