quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Independência vai ganhar mais lugares em 2013: obras em dezembro

Estudo para ampliação do estádio, em fase final, está sendo feito
pela empresa que reconstruiu Wembley, em Londres.

Casa dos times de Belo Horizonte nesta temporada, o Independência, reinaugurado em abril deste ano, passará por reformas. Para o próximo ano, está prevista a ampliação da capacidade do estádio, atualmente em 23 mil lugares. Ainda não está definido quantos mil lugares a arena irá ganhar. No entanto, a intenção do consórcio que administra o estádio, o Arena Independência, projeta que o local seja adaptado para poder receber jogos como as finais da Taça Libertadores. Pelo regulamento da competição, o mínimo necessário são 40 mil lugares. Assim, é possível prever que o Independência possa receber até 17 mil lugares.

Local das novas arquibancadas do Independência (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Novas arquibancadas serão construídas onde hoje ficam os vestiários (Fotos: Reprodução / TV Globo Minas)


Esse projeto da Arena Independência passa, necessariamente, pela classificação do Atlético-MG para a competição continental. As chances do Galo, no momento, são de praticamente 100%, uma vez que o time está na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, a quatro rodadas do fim. Caso seja possível ampliar a capacidade para 40 mil pessoas, e o Alvinegro avance no torneio, o estádio do Horto estaria apto a receber a final.

As obras de ampliação devem começar assim que o Campeonato Brasileiro se encerrar, em dezembro. Os novos lugares ficarão acima dos vestiários, atrás de um dos gols. O presidente da Arena Independência, Bruno Balsimelli, explica que o projeto está em estudo final.
Bruno Balsimelli, presidente da Arena Independência (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Bruno Balsimelli, presidente da Arena
Independência, explica a ampliação do estádio


- (Para) essa ampliação está sendo feito um estudo de viabilidade, na Suíça. Inclusive, é a empresa que fez o estádio de Wembley (em Londres), que aumentou em 20 mil a capacidade. Acabaram os Jogos Olímpicos, foi reduzido, retirado. É a mesma coisa que será feita aqui. Só que aqui vai ser uma obra definitiva. Agora, a capacidade exata de quantos lugares vai acomodar aqui, dependo desse estudo de viabilidade.

Ao contrário das atuais arquibancadas do Independência, em concreto, esses novos lugares serão diferentes.

- É uma arquibancada modular. É o que é usado como conceito na Europa, nas grandes arenas. É o conceito mais moderno que existe. Ela é toda estruturada, já vem com cadeiras, é uma estrutura maravilhosa a arquibancada, antecipa Balsimelli.

Mais mudanças

Além da maior capacidade, mais mudanças estão previstas para 2013. Dentre elas, a construção de camarotes, melhores instalações para a imprensa e uma cozinha industrial. Segundo Balsimelli, todos os custos dessas obras serão arcados pelo consórcio. Em contrapartida, está em estudo um aumento nos anos de contrato que a Arena Independência firmou quando assumiu a administração do local.

- Para esses camarotes tinha que se fazer um projeto. Fizemos um estudo de viabilidade desses camarotes e conseguimos um alvará. Aí, para conseguir o alvará, tem que passar por várias etapas. Tem que passar por prefeitura, por Bombeiros, segurança, Polícia Militar.

Serão construídos 20 camarotes, que vão variar entre 24 e 46 lugares. O presidente do consórcio garante que mais de 50% desses espaços já foram comercializados. Já para a imprensa, está prevista a construção de uma escada que liga o estacionamento diretamente ao campo. A construção da cozinha industrial atende desejos do torcedor que, hoje, conseguem comprar apenas salgados e chips nas cantinas do Independência.