sábado, 8 de dezembro de 2012

Galo em busca do DNA argentino... Veja os nomes que podem aparecer.

Disputa da Libertadores em 2013 coloca Lorenzetti e Gastón Fernandez como possíveis alvos do Atlético, enquanto Riquelme é um sonho alimentado por Ronaldinho Gaúcho

Superesportes

Primeiro foi o armador Gustavo Lorenzetti. Em seguida, o nome de Gastón Fernandez ganhou fôlego. E agora o experiente Riquelme pode ser a bola da vez. À procura de reforços para a Copa Libertadores de 2013, o Atlético tenta dar qualidade ao grupo e não abre mão de contar com um jogador argentino, escola de técnica e garra. Ao mesmo tempo, há incerteza quanto à permanência de Escudero.

Um dos destaques da Universidad do Chile na conquista da Copa Sul-Americana do ano passado, Lorenzetti sempre teve o nome vinculado a negociações com o Cruzeiro, mas desponta como possível reforço atleticano. Seu empresário, Washington Castro, afirmou que o jogador gostaria de defender o futebol brasileiro e o Atlético seria a primeira opção, justamente por estar em alta. No entanto, os chilenos só aceitam negociar por cerca de R$ 9 milhões, recusando empréstimo.

Oferecido ao Atlético para a competição continental, o atacante argentino Gastón Fernández se envolveu em polêmica antes mesmo de começar as negociações com o alvinegro. Por determinação da Corte Arbitral do Esporte da Fifa, ele terá de cumprir quatro meses de suspensão a partir do segundo semestre do ano que vem por em 2009 ter abandonado o Tigres, do México, e voltado ao Estudiantes.

Ele foi o carrasco do Cruzeiro na decisão da Libertadores daquele ano, quando marcou o primeiro gol da vitória do time de La Plata por 2 a 1, no Mineirão. Embora o vínculo com os mexicanos expirasse somente em 2010, o atleta acionou a Justiça do Trabalho e obteve a liberação. O clube de La Plata terá ainda de pagar indenização de R$ 1,5 milhão aos Tigres, mas ainda pode recorrer da decisão. O caso, porém, não impede o acordo entre Atlético e Fernández.

Já a vinda de Juan Román Riquelme para o Galo seria um desejo do craque Ronaldinho Gaúcho. Durante ida ao Rio para a festa do Craque do Brasileirão, o astro atleticano se empolgou ao se encontrar com o argentino, que visitou o país: “Riquelme é um dos melhores que já vi jogar. Se ele tiver a possibilidade de vir para o Brasil, eu gostaria que fosse ao meu lado”. Eles jogaram juntos no Barcelona em 2003. “Compartilhamos pouco tempo no Barcelona, mas sei que ele é um jogador fora de série”, disse R49.

Riquelme foi sondado pelo Santos e garantiu que não ficará no Boca Juniors em 2013. Ele não joga desde a decisão da Copa Libertadores, em 4 de julho, quando sua equipe perdeu para o Corinthians por 2 a 0, no Pacaembu. Com contrato suspenso em setembro, o experiente atleta continua aprimorando a forma física no próprio clube de Buenos Aires. A exemplo de Lorenzetti, seu nome esteve ligado ao Cruzeiro recentemente, mas não houve acerto.

EXEMPLOS

A experiência de contar com argentinos não é novidade para o Atlético. Com passagens pela Seleção Argentina, o goleiro Ortiz defendeu o alvinegro entre 1976 e 1977 e se destacou como o primeiro da posição a marcar gols de pênalti pelo Galo. Em 100 jogos, marcou sete vezes e sofreu 67 gols. Deixou a equipe depois de brigar com o técnico Barbatana.

Outro exemplo de sucesso foi o zagueiro Carlos Alberto Galván, titular da defesa em 1998 e 1999 e vice-campeão brasileiro, além de campeão mineiro em 1999. Depois da campanha de destaque do Galo, ele se transferiu para o Santos. Já o zagueiro Capria chegou para a Copa Mercosul de 2000 e até agradou à torcida: atuou em 10 partidas e fez três gols, um deles contra o Boca Juniors.

Entretanto, outros ‘hermanos’ não se firmaram na equipe mineira. Jonathan Fabbro jogou apenas quatro vezes e não marcou gols em 2006. Livio Prieto, outro armador, pouco produziu em 2005 e 2006, fazendo apenas 12 jogos.

Gustavo Lorenzetti
» Idade: 27 anos
» Posição: armador
» Clube atual: Universidad de Chile
» Títulos: Copa Chile
(2008 e 2009), pela Universidad de Concepción; Campeonato Chileno (2011 e 2012) e Copa Sul-Americana (2012) pela Universidad de Chile

Juan Román Riquelme
» Idade: 34 anos
» Posição: armador
» Clube atual: Boca Juniors
» Títulos: Campeonato Argentino (1998, 1999, 2000, 2001, 2008 e 2011), Recopa Sul-Americana (2008), Libertadores (2000, 2001 e 2007), e Mundial Interclubes (2000), pelo Boca Juniors; Copa Intertoto da Uefa (2003/2004), pelo Villarreal; Troféu Joan Gamper (2002/2003), pelo Barcelona; ouro olímpico (2000), pela Seleção Argentina

Gastón Fernández
» Idade: 29 anos
» Posição: atacante
» Clube atual: Estudiantes
» Títulos: Libertadores (2009) e Campeonato Argentino (2003, 2004, 2006 e 2010) pelo Estudiantes

E MAIS...
Serginho fica

O Atlético recusou a oferta de um clube russo (de nome não divulgado) pelo volante Serginho, que deve se apresentar com os demais jogadores para a pré-temporada em 7 de janeiro, na Cidade do Galo. De acordo com o diretor de Futebol, Eduardo Maluf, a proposta não agradou ao clube mineiro. “Venho ganhando chances com o técnico Cuca e meu desejo é participar da Copa Libertadores”, garantiu o atleta.

Tudo acertado, mas...

O Atlético já acertou as bases salariais e o tempo de contrato com o atacante Luan, que disputou o Brasileiro pela Ponte Preta. Ele, porém, sofreu lesão no púbis e terá que passar por tratamento que pode durar até 90 dias. Já o acerto com o também atacante Ricardo Goulart depende do Goiás, que tem a preferência na contratação definitiva. Somente a partir do dia 15 outros clubes poderão apresentar propostas. O Banco BMG detém 100% dos direitos econômicos do jogador.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Só craque... mas acho que o melhor seria o Gaston, pela idade e posição, alem de já ser um carrasco nato de marias.

    ResponderExcluir