sexta-feira, 25 de março de 2011

Atlético-MG, 103 anos: os 22 que se tornaram milhões de apaixonados


Galo comemora aniversário esperando grande reforço para brigar por títulos

No dia 25 de março de 1908, 22 estudantes de Belo Horizonte se reuniram no coreto do Parque Municipal, no coração da capital mineira, para fundar o Clube Atlético Mineiro. A primeira sede do clube foi o porão da casa de um dos fundadores, e o primeiro campo tinha 70 metros de comprimento por 30 de largura, marcas bem inferiores às medidas oficiais.
Atlético-MG campeão mineiro (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG )
O jogo de estreia foi contra o Sport, também de Belo Horizonte, e o Athletico Mineiro Football Club, nome do clube na época, venceu por 3 a 0, com gols de Aníbal, Zeca e Mário. O Atlético-MG foi crescendo e ganhando popularidade e, em 1915, se tornou o primeiro campeão estadual em Minas Gerais.
Nesta sexta-feira, o Galo, apelido que só surgiu nos anos 1940, completa 103 anos de existência. É difícil pensar que aqueles 22 estudantes do Parque Municipal pudessem imaginar a grandeza do que estavam criando. Hoje, o clube tem o melhor centro de treinamentos do Brasil, é o maior vencedor do Campeonato Mineiro, com 40 títulos, e possui o que muitos chamam de seu maior patrimônio: uma legião de mais de cinco milhões de torcedores fanáticos.
Ídolos
O Atlético-MG sempre foi marcado pela garra com que disputa as partidas. Para ser ídolo da torcida atleticana, o jogador tem que ter esse perfil. Foram muitos nos 103 anos do clube, uns com mais técnica, outros com toque de bola mais refinado. Mas o certo é que todos eles se doavam ao máximo dentro do campo, jogando com muita raça e dedicação. Se não for assim, a torcida não perdoa.
Ao longo dos anos, vários jogadores conquistaram a torcida do Galo. Reinaldo, Kafunga, Mário de Castro, Ubaldo, Said, Toninho Cerezo, Éder Aleixo, Marques e Luizinho são os maiores exemplos.
Conquistas
Além dos 40 títulos do Campeonato Mineiro, o Galo se orgulha de ter sido o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro, nos moldes como é disputado hoje. Em 1971, um gol de Dadá Maravilha sobre o Botafogo calou o Maracanã e deu ao Atlético-MG o título mais importante de sua história.
Em 1937, o Galo foi campeão dos campeões estaduais, ao vencer um quadrangular com Fluminense, Portuguesa e Rio Branco-ES. O clube também já conquistou duas copas Conmebol, em 1992 e 1997, além de vários torneios internacionais, como o tradicional Ramon de Carranza, na Espanha.
Patrimônio
Após vários anos com dificuldades em conseguir um bom lugar para as atividades do time profissional, com treinamentos nas sedes campestres do clube e em campos de várzea nas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, o Atlético-MG inaugurou a Cidade do Galo, em Vespasiano, a 27 quilômetros da capital. Ano passado, um estudo da Universidade Federal de Viçosa, em parceria com o SporTV, apontou o CT como o melhor centro de treinamentos do Brasil.
Dois anos antes, em junho de 2008, a Cidade do Galo recebeu a Seleção Brasileira, que se hospedou e se preparou no local para o jogo contra a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.
O Galo possui também, além de sua sede social, no tradicional bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, dois clubes sociais e um shopping center, que terá sua administração total a partir de 2026.
Time
O Atlético-MG foi um dos times que mais investiram para a temporada 2011. Foram contratados nada menos que 13 reforços. Nomes como Richarlyson, Magno Alves, Jobson, Toró, Leonardo Silva e Guilherme se juntaram a Réver, Ricardinho e Daniel Carvalho, o que dá ao Galo um dos melhores plantéis do Brasil.
O time luta pelo bicampeonato mineiro e pela inédita conquista da Copa do Brasil, para voltar a participar da Taça Libertadores, competição que o clube não disputa desde o ano 2000.
Comemorações
O Atlético-MG não preparou nenhuma grande festa para a comemoração dos seus 103 anos. A programação oficial do clube prevê apenas um culto ecumênico na Catedral da Boa Viagem, localizada na região central de Belo Horizonte.
O presente para a torcida, entretanto, ainda não chegou. O presidente Alexandre Kalil promete trazer mais um grande jogador para reforçar o elenco. Nomes como Adriano, Diego, Taison e Cleiton Xavier são especulados. O anúncio pode ser feito ainda nesta sexta-feira. Então é bom a torcida ficar de olho no Twitter do presidente, que é onde ele anuncia os reforços, enquanto estiver comemorando os 103 anos do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário