sexta-feira, 10 de junho de 2011

Torcedor do Galo quer levar santa a Aparecida e pôr fim a 'maldição'


Taxista acredita que escassez de títulos do clube alvinegro tem origem 

em ato polêmico do ex-presidente Nélio Brant, que pintou o manto de preto

NOSSA SENHORA  SEDE DO ATLÉTICO-MG (Foto: Marcos Antônio Astoni/Globoesporte.com)Imagem de Nossa Senhora na sede do Galo
(Marcos Antônio Astoni/Globoesporte.com)
Uma velha polêmica envolvendo o Atlético-MG foi reacesa nesta semana. O taxista Hernane Alves Moreira, de 48 anos, quer levar uma imagem de Nossa Senhora, que pertence ao clube mineiro, para ser benzida na cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. Tudo porque o manto da imagem da santa, originalmente azul, cor do Cruzeiro, maior rival, foi pintado de preto, ainda em 2001, quando Nélio Brant era o presidente do Galo. Para Hernane, a má fase do time, que, desde então, conquistou somente dois títulos do Campeonato Mineiro e chegou a ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, tem a ver com a medida polêmica.
- Eu acredito que existe uma maldição. Veja como está o Atlético-MG hoje. O Kalil é um grande presidente, o time está com os salários em dia, fez grandes contratações, tem um dos melhores centros de treinamentos do Brasil e, quando chega a hora do 'vamos ver', nada vai para frente. É tipo uma 'inhaca'. Eu acredito que, se a santa for benzida, pode melhorar alguma coisa.
Hernane, que é católico, disse que não quer nenhum tipo de ajuda financeira do Atlético-MG para cumprir sua missão. Além disso, procurou evitar polêmicas com praticantes de outras religiões.
- Eu não quero ajuda de custo nenhuma, não quero dinheiro do Atlético-MG. O que quero é pegar a santa e levar até Aparecida do Norte, para benzê-la. Só isso, mais nada. O que fizeram com ela não foi uma coisa justa. Esta é minha opinião. Sou católico praticante, mas respeito todas as religiões, os evangélicos, os espíritas, todos. Só não concordo com o que fizeram com a santa.
O taxista atleticano vai pedir autorização ao Conselho Deliberativo do Atlético-MG para ter acesso à imagem que, segundo ele, está no centro de treinamentos do clube, a Cidade do Galo, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte.
- Vai ser uma coisa simples, normal. Vou pegar a imagem da santa, assistir a uma missa em Aparecida do Norte e, se possível, benzê-la. Se eu for com a santa que foi pintada, posso até deixá-la lá e trazer outra, se possível, para substituir.
Plano B
Caso o Atlético-MG não permita que Hernane tenha acesso à imagem da santa, o taxista já tem um plano alternativo para livrar o clube de coração do que ele chama de maldição. Até agora, a diretoria do Galo não se pronunciou sobre o assunto, já que o torcedor ainda não fez um contato formal.
Ernane torcedor    Atlético-MG (Foto: Marcos Antônio Astoni/Globoesporte.com)Hernane Alves quer levar a santa a Aparecida do Norte 
- Se o Atlético-MG não me autorizar levar a santa, pensei em comprar uma outra imagem e levar até Aparecida. Ela vai ser benzida com muita fé. Resta saber se a diretoria vai aceitar que eu faça a doação para o CT do Atlético-MG. Se aceitar, eu vou ficar muito satisfeito com isso.
Hernane acredita piamente que existe uma ‘maldição’ e comentou alguns efeitos práticos na vida do Galo.
- Quando o Celso Roth era técnico, o time era líder, mas, na hora do 'vamos ver', perdeu várias partidas e nem vaga na Taça Libertadores conseguiu. Tem alguma coisa a ver, sim.
A maldição de Tilcara
Hernane Moreira, para validar ainda mais sua teoria, lembrou de uma outra ‘maldição’ famosa na história do futebol.
- Eu quero dar o exemplo da Seleção Argentina e da maldição de Tilcara. Na época, aconteceu isso e, de lá pra cá, eles não ganharam mais nada de importante.
Em 1986, o então técnico da Argentina, Carlos Bilardo, levou 14 jogadores até a cidade de Tilcara, na província de Jujuy, na cordilheira dos Andes, para que o time se adaptasse à altitude que enfrentaria no México, onde disputaria e venceria a Copa do Mundo, alguns meses mais tarde.
Durante o período nas montanhas, Bilardo e os jogadores, entre eles Diego Armando Maradona, visitaram o santuário da Virgem de Copacabana del Abra de Punta del Corral, mais conhecida como a Virgem de Tilcara, e prometeram que, se a Argentina ganhasse a Copa, voltariam à cidade e levariam o troféu para a santa.
O resto é história. A Argentina venceu a Copa de 1986, mas a promessa nunca foi cumprida. Há quem acredite que, por esse motivo, os hermanos nunca mais venceram um Mundial, mesmo já tendo levado elencos fantásticos para as Copas, com jogadores como Batistuta, Crespo, Goycoechea, Canniggia, Ortega, Redondo, Aimar, Cláudio Lopes, Di María, Riquelme, Aguero, Tévez, Messi e o próprio Maradona.
É exatamente isso que Hernane quer evitar. Para isso, ele promete se dedicar totalmente à questão para espantar, de vez, a maldição da santa atleticana.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Eu tenho 40 anos e dois filhos,tambem acho que tem tudo haver esta maldição sim meus filhos vê jogos do GALO comigo e me pergunta se o time é real mesmo,pesso por favor que o presidente do GALO DEIXE O nosso grande amigo levar a SANTA ORIGINAL PARA APARECIDA DO NORTE PARA LIVRAR O GALO DESTA MALDIÇÃO FEITA POR UM PRESIDENTE SEM NOÇÃO DE SEPARAR FUTEBOL E FÉ.Hernane QUE O MANTO DE NOSSA SENHORA APARECIDA TE CUBRA VÁ EM FRETE NÃO DESISTA DESTA EMPREITADA FICA COM DEUS.VAI GALOOÔ .JEFERSON

    ResponderExcluir
  2. TOMARA QUE NUNCA + GANHE NADA... BRINCAR COM SANTOS Q FEIO EHEM!

    ResponderExcluir
  3. acredito e vou enviar o texto para meus ilustres, amantes, crédulos por fé e atleticanos que não se conformam com a situação do glorioso tendo um passado de glórias, hoje um técnico condizente com o elenco, esse que só por uma maldição estária nesta condição... santos existem, em poder e força... não subestimem-os

    ResponderExcluir