sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Em fase final de obra, Independência receberá jogos a partir de fevereiro

Estádio vai ser reinaugurado com um amistoso da Seleção Brasileira

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Não vai demorar muito para os times de Belo Horizonte terem uma nova casa para a disputa das competições. O Independência, no bairro Horto, região leste da capital mineira, aos poucos, vai ganhando novos contornos e, agora, está na reta final das obras. O gramado, por exemplo, foi plantado há cerca de um mês e, em pouco mais de trinta dias, as cadeiras já deverão estar posicionadas nos três níveis de arquibancada. Em março, o estádio deverá receber jogos do Campeonato Mineiro, que começa no fim de janeiro. Antes, porém, quem fará a estreia do ‘Novo Independência’ é a Seleção Brasileira, no fim de fevereiro. Todos esses prazos são garantidos pelo Governo de Minas, que será o responsável por administrar a arena. O secretário Sérgio Barroso, da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), se mostra empolgado com o andamento da reforma.
obras do estádio Independência (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Estádio Independência deve ficar pronto ainda em dezembro (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
- As obras estão dentro do prazo. Elas, em si, estarão prontas no fim do ano. Estaremos preparando o estádio justamente para um jogo da Seleção Brasileira, em fevereiro. A data certa ainda está sendo negociada com a CBF, assim como o adversário. A obra está em dia, com o gramado ficando verdinho, as arquibancadas já estão prontas, estamos colocando as cadeiras e o vestiário, quase pronto.

As obras do Independência, que terá capacidade para 25 mil pessoas, ficarão prontas em dezembro. Mas só vai começar a operar em fevereiro, quando receberá partidas. Segundo Sérgio Barroso, o custo da reforma ficou em valores aceitáveis quando comparado aos outros estádios do país.

- O custo está extremamente baixo. As obras estão em 120 milhões de reais, cerca de 5.500 reais por assento. A média de outros estádios é de 11 mil por assento. Além do Mineirão, temos o Independência como outro estádio de categoria internacional em Belo Horizonte, tanto é que a Seleção fará o jogo inaugural.

Custo social e investimentos

Os secretários Sérgio Barroso (Secopa) e Carlos Melles (Setop) (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Sérgio Barroso e Carlos Melles estão animados
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Já o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, fez questão de lembrar que, além da disputa de partidas de futebol, o Independência será uma arena multiuso.

- Essa obra vem para a parte artística, cultural, com shows. Por isso fazemos a obra com tanto zelo, ainda mais que a gestão será nossa.

Carlos Melles também comentou sobre as medidas que estão em estudo para melhorar o acesso no entorno do estádio, que está em uma área residencial de Belo Horizonte.

- Já tem estudos dessa forma, inclusive com fechamento de ruas, com assuntos de mobilidade. Belo Horizonte é muito atrasada nesse assunto, que é o grande problema da cidade e região metropolitana. Estamos estudando várias alternativas. O metrô será a grande solução. Depois os BRT’s integrados ao metrô. Aqui é uma arena central, mas temos que melhorar o acesso à região do estádio.

Atrasos

Embora o prazo de entrega do Independência esteja estabelecido, a primeira meta do Governo de Minas era ter o estádio pronto enquanto o Mineirão passasse por reformas, o que não pode ser feito. Com isso, América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro tiveram que mandar os jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Novo Independência
- 25 mil assentos cobertos
- 422 vagas de estacionamento
- Nova iluminação
- Administração e vestiários ampliados
- Construção de um auditório para coletivas
- Construção de duas lojas e 32 bares e lanchonetes
- 18 cabines de imprensa de rádio e TV
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. E O PLACAR ELETÔNICO VAI SER COLOCADO OU NÃO ? QUERIA SABER TAMBÉM, SE AQUELA PARTE ABERTA DO ESTÁDIO INDEPENDÊNCIA, ATRÁS DE UM DOS GOLS, SERÁ FECHADA? . QUEM SOUBER, SE POSSÍVEL, ME DIGA . OBRIGADO, JULIANO.

    ResponderExcluir
  2. Pelo o que sei, aquela parte de traz, vai ter tipo camarote, imprensa e tals, e o placar deve ser eletrônico sim.

    ResponderExcluir