quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Atlético se orgulha de ter conquistado o Mundial e o Minas ressalta seu pioneirismo no futsal


Galo fez história em 1998 e conquistou o Mundial
O início da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, que começa a ser disputado nesta quinta-feira, na Tailândia, desperta saudades no torcedor atleticano.

Isso porque no final da década de 90, o Atlético/Pax Minas foi abraçado pela sua torcida e entrou para a história do esporte. Além de levar o nome do clube mineiro para as principais manchetes de todo o mundo, as boas campanhas no futsal fizeram o Galo ser o detentor dos dois maiores públicos pagantes da modalidade.

No dia 20 de junho de 1997, o Galo fez a final contra o Banespa. Aos olhos de 16.685 torcedores, o clube alvinegro conquistou o seu primeiro título da Liga Nacional ao golear os paulistas por 4 a 1, no Mineirinho.

O sucesso no Brasil e a disputa do Mundial de Clubes levaram o Atlético a contratar o ala Manoel Tobias - melhor jogador do mundo e artilheiro nato dentro das quadras. E o investimento feito trouxe retorno. Em 1998, o Atlético alcançou o título máximo do futsal quando se sagrou campeão do mundo ao superar o Dínamo de Moscou, na Rússia, vencendo duas das três partidas da decisão.

As campanhas vitoriosas e o time “quase imbatível” alavancou milhares de torcedores durante a Liga Nacional de 1999. Além de Manoel Tobias, o time alvinegro contava também com o reforço de Falcão, absoluto na ala-esquerda. Demonstrando um enorme entrosamento e uma categoria acima do normal, a dupla levou o Atlético/Pax Minas a conquistar o bicampeonato da competição com direito a mais um recorde quebrado.

No dia oito de agosto de 1999 os atleticanos “invadiram” o Mineirinho para a finalíssima contra o Rio de Janeiro e estabeleceram o maior número de pagantes da história do futebol de salão. Ao todo, 26.657 pagaram para assistir a vitória do time mineiro por 5 a 4.

Apesar do imenso sucesso, pouco tempo depois o Atlético acabou com o time de futsal que encantou o Brasil.

Minas referência no esporte

Se os atleticanos sentem saudades da “seleção” montada no final da década de 90, o Minas se orgulha de ter formado o seu primeiro time na mesma época do nascimento do esporte no país, em meados dos anos 50.

Apesar do pioneirismo, o clube mineiro ficou 23 anos inativo, retomando com força total em 1987. De lá para cá, o time conquistou vários títulos importantes como o octacampeonato dos torneios Metropolitano e Estadual.

Além disso, o Minas é o único clube a participar de todas as edições da Liga Nacional desde a sua criação, em 1996. No entanto, apesar de sempre marcar presença na competição, o Minas conquistou, no máximo, a segunda colocação.

Troféu que o clube ainda não desistiu de conquistar. Isso é o que garante o chefe de Departamento de Futsal do Minas, Guilherme Palhinha. “Sempre trabalhamos para isso (ser campeão da Liga). Precisamos de um investimento e de patrocinadores que queiram investir na modalidade. Mas, independente disso vamos trabalhar para ir galgando aos poucos até chegar no título da Liga. O Minas é um clube vencedor e sempre foca nas conquistas”, explicou.

Apesar da falta de patrocínios na modalidade, Palhinha explica que o Minas mantém o futsal ativo e com um objetivo bem claro. “Somos um clube formador e temos como características priorizar as categorias de base. Agora, se o mercador pedir e o investimento vier vamos fazer o melhor possível para montar um time profissional de grande qualidade e brigar pelos títulos mais importantes”, concluiu.